-
1917
O Sport Clube União Torreense foi fundado em Torres Vedras, por um grupo de jovens amantes do "jogo da bola", trazido para a cidade pelos grupos de ingleses que começavam a chegar para trabalhar nas explorações de petróleo. Do momento da sua fundação e até 1945 o clube chamava-se apenas Sport União Torreense - SUT - tendo sido acrescentada a palavra "Clube" por razões legais, a partir da segunda metade da década de 40.
-
1921
A primeira taça ganha pela secção de Futebol do SCUT data de 1921, no Torneio 5 de Abril, depois de uma vitória contra o Sporting Foot-Ball Torreense que teve lugar no Campo da Várzea.
-
1926
Até 1926, ano em que o então SUT se mudou para o local que atualmente se situa o Estádio Manuel Marques, todos os jogos e treinos aconteciam no Campo da Várzea. Sendo um espaço partilhado com as feiras de gado que tinham lugar ao domingo, os jogos aconteciam à segunda-feira.
-
1937
Até 1937, o futebol do Torreense jogou-se apenas em torneios particulares e jogos não oficiais, contra equipas das aldeias e vilas vizinhas. Desde a sua fundação que a estrutura azul-grená tentava inscrever-se na Associação de Futebol de Lisboa, mas sem sucesso, alegando que Torres Vedras e a capital se encontravam geograficamente distantes, o que tornava impraticáveis as deslocações semanais. Só a Associação de Futebol de Leiria aceitou a inscrição do Torreense, dando início a uma próspera filiação.
-
1945
O nome do clube é alterado para Sport Clube União Torreense por razões legais.
-
1954/1955
Na época de 1954/1955, o plantel conseguiu o feito histórico de subir, pela primeira vez, à I Divisão Nacional em primeiro lugar, como Campeões Nacionais da II Divisão.
-
1956
Logo na primeira época de sempre na I Divisão, em 1956, o Torreense foi finalista da Taça de Portugal. Este jogo histórico aconteceu no Estádio Nacional do Jamor, frente ao Futebol Clube do Porto. O Torreense acabaria por perder a partida por 2 x 0. Ainda assim, conseguiu um honroso 7º lugar na classificação final do campeonato, o seu melhor resultado de sempre na I Divisão Nacional.
-
1963/1964
Ao fim de 4 épocas no principal escalão de Futebol, regressa à II Divisão, para voltar a repetir o feito na época de 1963/1964.
-
1990/1991
Mais recentemente, o Torreense voltou a subir à I Divisão Nacional na época de 1990/1991.
-
Atualidade
Atualmente, para além do Futebol Masculino, o Torreense orgulha-se de ter uma forte componente de formação, com equipas em todos os escalões de camadas jovens. O Futebol Feminino, Futsal e Atletismo são outras modalidades que, nos últimos anos, têm contribuído para que sejam escritas novas páginas de história do clube.